CBO 0101-10

Oficial general do exército


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

As funções deste grupo consistem em manter, cumprir e defender a constituição federaldentro da sua esfera de atribuições; observar as leis; promover as condições de segurançanecessárias para o desenvolvimento e o bem-estar geral; e defender a integridade terri torial e a soberania do país. para isso, dirigem e orientam órgãos superiores das forçasarmadas; planejam e conduzem os diversos assuntos da área militar; e assessoram narealização das políticas públicas na esfera federal.

Formação e Experiência

Geralmente os oficiais generais contam com mais de 35 anos de experiência profissionale possuem os cursos de altos estudos militares e de política e estratégia, feitos na escolasuperior de guerra (esg) ou nas escolas de altos estudos militares de cada força armada,os quais equivalem ao doutorado na área civil.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho do oficial general é exercido em organizações militares e em instituições civisda administração federal responsáveis pelo desenvolvimento das políticas públicas dogoverno. o acesso ao primeiro posto de oficial general se dá após seleção feita pelo altocomando de cada força armada entre os oficiais do posto de coronel ou capitão-de mar-e-guerra que tenham cumprido todos os requisitos que atendam a esta promoção.os selecionados integram uma lista de escolha encaminhada ao presidente da república,autoridade a quem cabe constitucionalmente promover os oficiais generais. as promo ções aos demais postos de oficial general são feitas também por escolha do presidenteda república. a carreira é considerada típica de estado, estando regulamentada peloestatuto dos militares (lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980).

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar