CBO 0212-10

Soldado da polícia militar

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam policiamento ostensivo preventivo fardado e atendem e solucionam ocorrên cias. executam atividades operacionais e policiamento reservado. restabelecem ordempública, controlam distúrbios civis e garantem cumprimento de mandado judicial.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade de nível médio e qualifica ção profissional de nível técnico. o exercício pleno da ocupação de cabo da políciamilitar ocorre após um a dois anos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em corporações da polícia militar, como estatutários; atuam de formaindividual ou em equipe com supervisão permanente; o ambiente de trabalho podeser fechado, a céu aberto ou em veículos. o horário pode ser diurno, noturno ou emrodízio de turnos. permanecem, durante longos períodos, em posições desconfor táveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. podemtrabalhar em grandes alturas e ficar expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídointenso. algumas vezes ficam aquartelados. correm risco de perder a vida em suarotina de trabalho.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar