CBO 0301-15

Tenente-coronel bombeiro militar


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Definem estratégias e comandam unidades operacionais e administrativas do corpode bombeiros, destinadas à proteção da vida e do patrimônio do cidadão e ao meioambiente. gerenciam pessoal e recursos financeiros; controlam logística e dirigemserviços de inteligência e de prevenção, de acordo com normas da instituição.

Formação e Experiência

O acesso ao trabalho requer formação de nível superior, em academias militares. paramajor e tenente-coronel requer-se pós-graduação em áreas de segurança, socorro eproteção públicos; para os coronéis há exigência de mestrado. a atuação em postos dealto comando requer, no mínimo, cinco anos de experiência como oficial.

Condições Gerais de Exercício

Comandam unidades do corpo de bombeiros militar. nas cidades maiores, as unidadessão comandadas por tenentes-coronéis e nas cidades menores, as subunidades sãocomandadas por majores. os coronéis ocupam cargos de comando geral, os tenentes coronéis são os comandantes de batalhões e os majores atuam como comandantes desubunidades. trabalham em locais fechados e no período diurno.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar