CBO 1142-10

Dirigentes de entidades patronais


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Defendem interesses e identificam demandas de associados e represen tados; administram e representam entidades; coordenam assistência aassociados e representados; propõem políticas de atuação e mobilizamassociados e representados.

Formação e Experiência

Para se exercer as atividades nessas ocupações, não se requer escolaridade ouquaisquer cursos de qualificação. o exercício pleno das funções se dá após operíodo de um ano de experiência profissional.a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cál culo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos,nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessa família ocupacional exercem suas funções em entidadespatronais e de trabalhadores. atuam na condição de trabalhadores emprega dos com carteira assinada e também como autônomos. desenvolvem suasatividades em equipe e sem supervisão. geralmente trabalham em ambientesfechados, nos períodos diurnos e noturnos. em algumas das atividades podemtrabalhar sob pressão e estar sujeitos a estresse constante.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar