CBO 1210-05

Diretor de planejamento estratégico

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Os diretores gerais, no mais alto nível da empresa, asseguram cumprimento da missão naempresa; estabelecem estratégias operacionais; determinam política de recursos humanos;coordenam diretorias e supervisionam negócios da empresa. negociam transferência detecnologia; representam e preservam a imagem da empresa; comunicam-se por meio dereuniões com os demais diretores, concedem entrevistas e participam de negociações.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior. podemparticipar de cursos de aperfeiçoamento durante a trajetória profissional. o preparopara funções de direção geral ocorre após cinco anos de experiência em funções análo gas. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação pro fissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Exercem suas funções em empresas (industriais, comerciais ou de serviços, inclusivebancos), organizações e instituições. são contratados na condição de empregados, comcarteira assinada. atuam em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado,no período diurno. podem desenvolver algumas atividades sob pressão, levando-os àsituação de estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar