CBO 1222-05

Diretor de produção e operações da indústria de transformação, extração mineral e utilidades


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam e administram a produção; atuam na definição do planejamento estratégico; par ticipam na definição de políticas de rh; gerenciam logística; asseguram ações de gestãoambiental; gerenciam ações de qualidade; provêm condições de higiene e segurança dotrabalho; comunicam-se oralmente e por escrito.

Formação e Experiência

Para o exercício das funções dessa família ocupacional requer-se profissionais comescolaridade de ensino superior completo e com cinco anos de experiência parao pleno desempenho das atividades. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessa família ocupacional podem exercer suas funções em empresasmanufatureiras e extrativas, de produção da transformação, extração mineral e utili dades, transporte e distribuição de energia elétrica, gás e serviços de água e esgoto.de modo geral, são contratados na condição de empregados com carteira assinada.atuam sem supervisão, em ambientes fechados, no período diurno, realizando o trabalhoem sistema presencial. podem desenvolver algumas atividades sob pressão, levando-osà situação de estresse.consulte1223 - diretores de operações de obras em empresa de construção.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar