CBO 1227-20

Diretor de câmbio e comércio exterior

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Dirigem as atividades de intermediação financeira, aprovando operações, participandodos comitês de decisão, definindo políticas e diretrizes e estabelecendo estratégiasoperacionais. desenvolvem produtos e serviços; dirigem equipes; controlam o desen volvimento das operações financeiras, assegurando que sejam realizadas dentro dasnormas ditadas pelos órgãos reguladores, como também pelas políticas de controleinterno da instituição; comunicam-se oralmente e por escrito.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sen do desejável cursos de especialização em finanças. o desempenho pleno das funçõesocorre após o período de cinco anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares daintermediação financeira. desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasio nal, em ambiente fechado, no período diurno. podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão,levando-os à situação de estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar