CBO 1233

Diretores de comercialização e marketing

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa; definem e executam planode marketing e vendas; gerem a qualidade da venda. participam da definição de políticasde recursos humanos. comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao pú blico de interesse da empresa.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino superior completo. o exercíciopleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiênciana área. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pe los estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Exercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas ati vidades econômicas, geralmente de médio e grande portes. são assalariados, com carteiraassinada; atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em perío do diurno. podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.esta família não compreende1224 - diretores de operações em empresa do comércio.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar