CBO 1422

Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Gerenciam atividades de departamentos ou serviços de pessoal, recrutamento eseleção, cargos e salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento, liderando efacilitando o desenvolvimento do trabalho das equipes. assessoram diretoria e se tores da empresa em atividades como planejamento, contratações, negociações derelações humanas e do trabalho. atuam em eventos corporativos e da comunidade,representando a empresa.

Formação e Experiência

As ocupações da família são exercidas por profissionais que tenham cursado, pelomenos, o nível superior completo, formados em qualquer ramo do conhecimento, comexperiência ou formação complementar predominante nas áreas de psicologia ouadministração. é desejável que as ocupações sejam exercidas por profissionais comquatro a cinco anos de experiência na área de recursos humanos. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais podem exercer suas funções em uma gama variada de atividades eco nômicas dentro do comércio, da indústria, dos serviços e da agropecuária.atuam comoempregados em empresas privadas ou públicas, em geral de portes médio e grande. háregistros de terceirização dos serviços de recrutamento, seleção e treinamento, o quepode levar à desaparição da área no organograma de várias empresas e seu ressurgi mento em outras, naquelas subcontratadas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar