CBO 1426

Gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Responsabilizam-se por prover soluções tecnológicas para produtos, processos e ser viços e promover a transferência dos mesmos para o setor produtivo. participam dasdecisões da diretoria de pesquisa e desenvolvimento e operacionalizam-nas; desenvol vem novos produtos, otimizam o desempenho da área de pesquisa e desenvolvimento,disseminam resultados e atividades, captam recursos e monitoram a proteção da pro priedade intelectual da instituição.

Formação e Experiência

Estas ocupações são exercidas por pessoas com formação universitária, geralmentepós-graduadas, com no mínimo cinco anos de exercício profissional na área de pesqui sa. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação pro fissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido em instituições de pesquisa pública e em departamentos de pes quisa e desenvolvimento (p&d) de empresas privadas que se ocupam, fundamental mente, do desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos. o trabalhoé exercido com equipe de um departamento ou área de pesquisa e/ou no gerenciamen to de projetos interdepartamentais.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar