CBO 1427

Gerentes de manutenção e afins

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Gerenciam as atividades de manutenção, reparação e reformas de instalações e equi pamentos em empresas industriais, comerciais e de serviços, assegurando que equipa mentos, materiais, instalações de infraestrutura e de edificações estejam disponíveispara utilização. definem e otimizam os meios e os métodos de manutenção e aper feiçoam o desempenho das instalações produtivas em termos de custos e taxas deutilização dos equipamentos; participam de projetos de investimentos em novos equi pamentos, zelam pela segurança, pela saúde e pelo meio ambiente. motivam e dirigemequipes de técnicos e engenheiros de manutenção.

Formação e Experiência

Para o acesso à ocupação, normalmente, requer-se formação em engenharia e cincoanos de experiência anterior na área de manutenção. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em empresas de grande porte, onde comandam equipes de engenheiros, super visores e técnicos de manutenção e reparação; exercem suas atividades na indústria, nocomércio e no setor de serviços. estão presentes tanto em fábricas de processos contínuoscomo na fabricação de produtos. podem trabalhar sob pressão e, em algumas atividades,expostos a ruído intenso, fatores que podem conduzir à fadiga física e mental; mantêmvínculo formal de emprego. participam ativamente de processos de reorganização e reformada produção, da atividade comercial ou de serviços e na seleção e implantação de novastecnologias, junto aos diretores e superintendentes das empresas. tradicionalmente, suaposição hierárquica situava-se logo abaixo do diretor de produção ou do superintendente.em muitas empresas reestruturadas, suas atividades gerenciais foram atribuídas ao gerentede produção e as operacionais, ao supervisor de manutenção.a diminuição da ocupação noorganograma das empresas pode estar associada à migração das atividades para empresasterceirizadas, com novas designações como, por exemplo, coordenador de projetos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar