CBO 2112-05

Estatístico


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Desenham amostras; analisam e processam dados; constroem instrumentos de coleta dedados; criam banco de dados; desenvolvem sistemas de codificação de dados; planejampesquisa; comunicam-se oralmente e por escrito.

Formação e Experiência

Para o acesso às ocupações requer-se curso superior completo, sendo desejável cursosuperior de tecnologia (tecnólogo), cursos de especialização ou de pós-graduação. oexercício pleno das atividades, em média, ocorre no período que pode variar de três aquatro anos de experiência profissional.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em três grandes áreas da estatística: a industrial, a aplicada às ciências bio lógicas e da saúde e a aplicada às ciências humanas e sociais. no exercício das suasatividades se utilizam da estatística como ferramenta de trabalho. podem trabalhar eminstitutos de pesquisa, planejamento e estatística, instituições de ensino, empresas efundações públicas ou privadas. organizam-se em equipe e também de forma indi vidual (estatístico teórico). atuam com supervisão permanente e também ocasional,dependendo da ocupação. trabalham em ambientes fechados, no período diurno. emalgumas de suas atividades, podem trabalhar em posições desconfortáveis por longosperíodos, bem como estar expostos à radiação dos monitores de computadores.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar