CBO 2123

Administradores de tecnologia da informação

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Administram ambientes computacionais, implantando e documentando rotinas e pro jetos e controlando os níveis de serviço de sistemas operacionais, banco de dados eredes. fornecem suporte técnico no uso de equipamentos e programas computacionaise no apoio a usuários, configuram e instalam recursos e sistemas computacionais, con trolam a segurança do ambiente computacional.

Formação e Experiência

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, emnível de bacharelado ou tecnologia. podem, também, obter formação específica pormeio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas ho ras. a experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno dasatividades é de um a dois anos, exceto para o administrador de bancos de dados, queé de aproximadamente quatro anos, em todos os casos incluindo o tempo de estágio.

Condições Gerais de Exercício

Ao projetar e desenvolver sistemas computacionais, trabalham tanto na área de softwarequanto na área de hardware, incluindo robótica. podem ser encontrados, por exemplo,em indústrias químicas, de material de transporte, de máquinas para escritórios e equi pamentos de informática, em instituições financeiras e nas telecomunicações. costu mam desenvolver suas atividades em universidades, institutos de pesquisa, grandesempresas, tanto no setor público como no privado, em ambientes, nos quais se pes quisa tecnologia avançada para ser absorvida pelo mercado. podem trabalhar comoempregados, funcionários públicos ou como autônomos sob supervisão ocasional,desenvolvendo seus trabalhos em equipe multidisciplinar, parceria ou cooperação, deforma presencial e também a distância.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar