CBO 2134-30

Paleontólogo

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam levantamentos geológicos e geofísicos coletando, analisando e interpretandodados, gerenciando amostragens, caracterizando e medindo parâmetros físicos, quími cos e mecânicos de materiais geológicos, estimando geometria e distribuição espacialde corpos e estruturas geológicas, elaborando mapas e relatórios técnicos e científicos.prospectam e exploram recursos minerais, pesquisam a natureza geológica e geofísicade fenômenos, efetuam serviços ambientais e geotécnicos, planejam e controlam servi ços de geologia e geofísica. podem prestar serviços de assessoria e consultoria.

Formação e Experiência

As ocupações da família requerem o curso superior completo ou de curta duração - tec nólogo. é comum a presença de profissionais com pós-graduação e cursos de especiali zação. o exercício pleno das atividades requer entre três e cinco anos.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido principalmente em atividades econômicas de extração de carvãomineral, petróleo e gás e de minerais em geral, e, mais recentemente, na proteção am biental e nos estudos relativos à água. quando atuam em pesquisa e desenvolvimentoe no ensino são classificados como pesquisadores e professores. podem trabalhar comoempregados ou prestadores de serviços. trabalham com supervisão permanente e suasatividades se desenvolvem em equipe, tanto em laboratórios como no campo. pode ocor rer que, no exercício de algumas atividades, alguns profissionais estejam sujeitos aosefeitos da permanência prolongada em posições desconfortáveis; podem também estarexpostos a altas temperaturas, materiais tóxicos, áreas ínvias e de ocupação subnormal.esta família não compreende2032 - pesquisadores de engenharia e tecnologia.2343 - professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia doensino superior.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar