CBO 2145-15

Engenheiro químico (mineração, metalurgia, siderurgia, cimenteira e cerâmica)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Controlam processos químicos, físicos e biológicos definindo parâmetros de con trole, padrões, métodos analíticos e sistemas de amostragem. desenvolvem pro cessos e sistemas por meio de pesquisas, testes e simulações de processos e pro dutos. projetam sistemas e equipamentos técnicos. implantam sistemas de gestãoambiental e de segurança em processos e procedimentos de trabalho ao avaliarriscos, implantar e fiscalizar ações de controle. coordenam equipes e atividadesde trabalho. elaboram documentação técnica de projetos, processos, sistemas eequipamentos desenvolvidos.

Formação e Experiência

O exercício das ocupações requer formação superior em engenharia química e afins outecnologia em produção sucroalcooleira, com registro no crea. no mercado de traba lho têm sido valorizados profissionais com pós-graduação e cursos de especialização.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em um amplo campo de trabalho, em indústrias tradicionais como alimen tos e bebidas e também em outros ramos, tais como a extração de minerais me tálicos, petróleo e gás, refino de combustíveis, fabricação de produtos químicose petroquímicos, indústria do açúcar e álcool. trabalham em equipe, de forma

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar