CBO 2146

Engenheiros metalurgistas, de materiais e afins

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Projetam estruturas, propriedades e processos de materiais e, para tanto, entre outrasatividades, selecionam materiais e processos, planejam e supervisionam testes e expe rimentos e caraterizam produtos, processos e aplicações.assessoram na transformaçãode matérias-primas em produtos, desenvolvem produtos, processos e aplicações, ge renciam qualidade de matérias-primas, produtos e serviços e elaboram documentaçãotécnica. podem prestar assessoria técnica a clientes.

Formação e Experiência

Requer-se formação superior em engenharia nas áreas de metalurgia, materiais e for mações afins, com registro no crea, sendo que há titulares que são pós-graduados e/ou especializados e/ou curso em nível de tecnologia. em média, o exercício pleno dasatividades nas ocupações demanda um a dois anos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham, principalmente, nas atividades econômicas da indústria metalúrgica, mi nerais não metálicos, borracha e plástico. lidam com materiais metálicos, compósitos,cerâmicos e polímeros. podem ser encontrados, em particular, em empresas de médio egrande porte do setor privado, embora também possam trabalhar em universidades einstitutos de pesquisas, públicos ou privados. nesses casos, atuam como professores epesquisadores. desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão ocasional. emalgumas atividades, podem trabalhar em condições especiais, por exemplo: expostos amateriais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, poeira e materiais particulados.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar