CBO 2147

Engenheiros de minas e afins

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Projetam, planejam, implantam e supervisionam atividades e/ou empreendimentos deprospecção, extração e beneficiamento de minérios, petróleo e gás, tais como perfura ção, desmonte, escavação, carregamento, transporte, classificação, lavagem, concentra ção, secagem e embalagem de embarque. inspecionam áreas de interesse, avaliandoriscos da atividade e gerenciando recursos humanos, financeiros e materiais. podemprestar consultoria e assistência técnica.

Formação e Experiência

O exercício profissional requer formação superior em engenharia de minas, tecnologiaem rochas ornamentais ou tecnologia em petróleo e gás e registro no crea. é cadavez mais crescente, no mercado de trabalho, a presença de profissionais com pós graduação e cursos de especialização.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais trabalham, principalmente, na extração de carvão mineral, mineraismetálicos e outros minerais, além da cadeia produtiva de petróleo e gás. predomi nantemente, são encontrados em grandes empresas mineradoras, como empregadosregistrados e empresas relacionadas à cadeia de petróleo e gás. podem também serencontrados em universidades e institutos de pesquisa públicos ou privados. nesses ca sos, são classificados como professores e pesquisadores. trabalham costumeiramenteem equipe multidisciplinar com supervisão ocasional. em algumas atividades, podemestar sujeitos a condições especiais de trabalho, como exposição a materiais tóxicos,ruído, altas temperaturas, poeira e umidade, bem como ao trabalho subterrâneo, emgrandes alturas ou confinados.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar