CBO 2149

Engenheiros de produção, qualidade, segurança e afins

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Controlam perdas de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e ana lisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas. desen volvem, testam e supervisionam sistemas, processos e métodos produtivos, gerenciamatividades de segurança do trabalho e do meio ambiente, planejam empreendimentose atividades produtivas e coordenam equipes, treinamentos e atividades de trabalho.

Formação e Experiência

As ocupações da família requerem curso de engenharia ou de tecnologia nas áreas deprodução industrial e segurança do trabalho, com registro no crea, seguido ou nãode cursos de especialização. na área de processos e métodos, tempos e movimentos,é comum a formação em engenharia de produção ou industrial. é cada vez mais fre quente a presença de profissionais com pós-graduação. o exercício pleno da atividadese dá, em média, após quatro anos de exercício profissional no caso dos engenheirose dos tecnólogos em segurança do trabalho e de um a dois anos para os tecnólogosem produção industrial.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido em empresas dos mais diversos ramos, embora predomine oramo industrial onde podemos destacar a metalurgia, fabricação de máquinas, equi pamentos e veículos automotores, produtos alimentares e refino de petróleo. as ins tituições empregadoras são de diversos portes, públicas ou privadas. os profissionaistrabalham em equipe, com supervisão ocasional. eventualmente, em algumas ativida des, podem estar expostos a condições especiais de trabalho, tais como ruído intensoe altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar