CBO 2152-05

Oficial superior de máquinas da marinha mercante


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Coordenam e chefiam o funcionamento, a manutenção e o reparo de equipamentos einstalações mecânicas da seção de máquinas a bordo de um navio; realizam ou dirigem,de um posto situado em terra, os trabalhos de revisão, reparo de equipamentos mecâ nicos do navio na sua chegada ao porto. acompanham e administram o desempenhode máquinas e gerenciam sistemas de manutenção; conduzem equipamentos; realizammanobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio; treinam egerenciam tripulantes da seção de máquinas; coordenam fluxo de informações. cum prem e fazem cumprir regulamentos, normas e procedimentos técnicos, de segurança,proteção e preservação do meio ambiente e saúde.

Formação e Experiência

O acesso ao trabalho requer bacharelado em ciências náuticas em uma das escolasda marinha mercante: centro de instrução almirante graça aranha (ciaga) no rio dejaneiro e centro de instrução almirante braz de aguiar (ciaba), em belém. a experiên cia requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. oexercício dessas ocupações, no brasil, é regido pelas normas da autoridade marítimapara aquaviários, normam-13/2000. internacionalmente, o exercício dessas ocupaçõessegue normas das quais o brasil é signatário. tratam-se das standards of training, cer tification and watchkeeping for seafarers-95 (stcw95), produzidas pela imo (interna tional maritime organization), organismo da onu (organização das nações unidas).

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, constru ção naval e em organizações internacionais. são assalariados, com carteira assinada,trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, emrodízio de turnos e horários irregulares. em algumas atividades podem trabalhar emalturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos amateriais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. estão sujeitos aos movimentosda embarcação. as condições de trabalho podem levar ao estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar