CBO 2212-05

Biomédico

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Analisam amostras de materiais biológicos, bromatológicos e ambientais. para tantocoletam e preparam amostras e materiais. selecionam equipamentos e insumos, visan do o melhor resultado das análises finais para posterior liberação e emissão de laudos.desenvolvem pesquisas técnico-científicas. atuam em bancos de sangue e de célulastronco hematopoiéticas. operam equipamentos de diagnósticos por imagem e de ra dioterapia. participam na produção de vacinas, biofármacos e reagentes. executamreprodução assistida e circulação extracorpórea. podem prestar assessoria e consul toria técnico-científica. trabalham seguindo normas e procedimentos de boas práticasespecíficas de sua área de atuação.

Formação e Experiência

As ocupações da família exigem no mínimo o nível superior completo na área. as exi gências do mercado valorizam os títulos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em hospitais, laboratórios e demais serviços de saúde. em geral são empre gados com carteira, porém podem atuar como profissionais liberais geralmente comconsultoria. o trabalho é exercido em ambiente fechado e também a céu aberto, tantoem período diurno como em rodízio de turnos. em algumas atividades podem estarexpostos aos efeitos de materiais tóxicos e de radiação.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar