CBO 2233-10

Zootecnista

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Praticam clínica médica veterinária em todas as suas especialidades; contribuem parao bem-estar animal; podem promover saúde pública e defesa do consumidor; exercemdefesa sanitária animal; desenvolvem atividades de pesquisa e extensão; atuam nasproduções industrial e tecnológica e no controle de qualidade de produtos. fomentamprodução animal; atuam nas áreas comercial agropecuária, de biotecnologia e de pre servação ambiental; elaboram laudos, pareceres e atestados; assessoram a elaboraçãode legislação pertinente.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de ensino superiorcompleto ou com formação em cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). o exercí cio pleno das funções ocorre após o período de um ano de experiência profissional.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessa família ocupacional podem exercer suas funções nos setorescujas atividades referem-se à pecuária e serviços relacionados, de modo geral, atuamna condição de trabalhadores contratados, com carteira assinada, trabalham de formaindividual e com supervisão ocasional. desenvolvem as atividades em ambientes fe chados e a céu aberto, em períodos diurnos, porém, com irregularidades de horários.podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e, ainda, o tra balho pode ocorrer em situação de pressão provocando estresse constante. algumasvezes, podem estar sujeitos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, riscosbiológicos e baixas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar