CBO 2512-05

Economista


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Analisam o ambiente econômico; elaboram e executam projetos de pesquisa econômica, demercado e de viabilidade econômica, entre outros. participam do planejamento estratégicoe de curto prazo e avaliam políticas de impacto coletivo para o governo, ong e outrasorganizações. gerem programação econômico-financeira; atuam nos mercados internos eexternos; examinam finanças empresariais. podem exercer mediação, perícia e arbitragem.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer curso superior em ciências econômicas ou pós graduação em economia e registro no conselho regional de economia. o desempe nho pleno das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência na área.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas das diversas atividades econômicas como intermediação financei ra, seguros e previdência privada; administração pública, seguridade social; empresasde consultoria econômica; na agricultura, pecuária, indústria e serviços relacionadoscom essas atividades; no comércio por atacado e intermediários do comércio. sãomajoritariamente estatutários ou assalariados com carteira assinada; trabalham emequipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar