CBO 2513

Profissionais em pesquisa e análise geográfica

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Estudam a organização espacial por meio da interpretação e da interação dos aspectosfísicos e humanos; regionalizam o território em escalas que variam do local ao global;avaliam os processos de produção do espaço, subsidiando o ordenamento territorial; par ticipam do planejamento regional, urbano, rural, ambiental e da formulação de políticasde gestão do território; procedem estudos necessários ao estabelecimento de bases terri toriais; emitem laudos e pareceres técnicos; monitoram uso e ocupação da terra, vistoriamáreas em estudo, estudam a pressão antrópica e diagnosticam impactos e tendências.

Formação e Experiência

Para atuar como geógrafo requer-se bacharelado em geografia e registro no crea.há tendência ao aumento de exigência de qualificação, como especialização, mes trado e doutorado.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em institutos de estatística, órgãos de planejamento territorial municipais, esta duais e federais, empresas de consultoria que desenvolvem trabalhos aplicados à agri cultura, pecuária e indústria. prestam serviços a organismos internacionais. trabalhamcomo assalariados ou autônomos, com ou sem supervisão.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar