CBO 2515-30

Psicólogo social

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentaise sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento,orientação e educação; diagnosticam e avaliam distúrbios emocionais e mentais e deadaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s)durante o processo de tratamento ou cura; investigam os fatores inconscientes docomportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolvem pesquisasexperimentais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades de área e afins.

Formação e Experiência

Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiênciaprofissional que varia segundo a formação. para os psicólogos, de modo geral, pede-sede um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. para o psicanalista é neces sário, no mínimo, cinco anos de experiência. os cursos de qualificação também variamde cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas/aula, como no caso do psicólogohospitalar, mais de quatrocentas horas/aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistase neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. aformação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, masos procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às institui ções que os formam.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessa família ocupacional atuam, principalmente, em atividades liga das à saúde, serviços sociais e pessoais e educação. podem trabalhar como autônomose/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. é comum os psicólogos clí nico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. têm como localde trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos,pode ser a céu aberto. os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente,

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar