CBO 2523-20

Tecnólogo em secretariado escolar


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções, gerenciando informações,auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões, marcando e can celando compromissos. coordenam e controlam equipes (pessoas que prestam serviços asecretária: auxiliares de secretária, office-boys, copeiras, motoristas) e atividades; contro lam documentos e correspondências. atendem clientes externos e internos; organizameventos e viagens e prestam serviços em idiomas estrangeiros. podem cuidar da agendapessoal dos executivos.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado e áreas afins. para assecretárias bilíngue e trilíngue é fundamental fluência em dois ou três idiomas estrangeiros.o pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços,além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ouautônomos, sob supervisão ocasional. atuam de forma individual ou em equipe, em am bientes fechados e em horários diurnos. podem permanecer em posições desconfortáveispor longos períodos. assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. assecretárias bilíngue-trilíngues realizam as mesmas atividades que as secretárias executi vas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.esta família não compreende3515 - técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar