CBO 2614-10

Intérprete


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Traduzem, na forma escrita, textos de qualquer natureza, de um idioma para outro,considerando as variáveis culturais, bem como os aspectos terminológicos e estilísticos,tendo em vista um público-alvo específico. interpretam oralmente e/ou na língua desinais, de forma simultânea ou consecutiva, de um idioma para outro, discursos, de bates, textos, formas de comunicação eletrônica, respeitando o respectivo contexto eas características culturais das partes. tratam das características e do desenvolvimentode uma cultura, representados por sua linguagem; fazem a crítica dos textos. prestamassessoria a clientes.

Formação e Experiência

As ocupações da família requerem formações diferenciadas: o superior completo para filó logos e linguistas e o ensino médio ou o diploma de técnico para tradutores e intérpretes. odesenvolvimento pleno das atividades demandam experiência superior a cinco anos.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em serviços especializados de eventos, congressos e seminários, de ativi dades empresariais variadas, da administração pública, em empresas, universidades,fundações e outras instituições, de caráter público ou privado. a maioria dos tradutorese intérpretes trabalha como autônomos, seja de forma individual ou em grupos, porprojetos, podendo desenvolver suas atividades também à distância. os filólogos tra balham de forma individual, predominantemente como empregados. os profissionaispodem trabalhar em horários irregulares e, em algumas atividades, estar sujeitos apermanências prolongadas em posições desconfortáveis, a ruídos intensos, bem comoa trabalhos sob pressão de prazos.esta família não compreende2346 - professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar