CBO 2617-30

Repórter de rádio e televisão


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Apresentam programas de rádio e televisão, ancorando programas, nos quais interpre tam o conteúdo da apresentação, noticiam fatos, leem textos no ar, redigem a notícia,narram eventos esportivos e culturais, tecem comentários sobre os mesmos e fazema locução de anúncios publicitários; entrevistam pessoas; anunciam programação;preparam conteúdo para apresentação, pautando o texto, checando as informações,adaptando-se aos padrões da emissora e do público alvo; atuam em rádio, televisão eeventos, bem como em mídias alternativas como cinema e internet.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer curso superior, sendo atualmente, a locução de rá dio e tv, principalmente de programas jornalísticos, uma atividade desempenhada porprofissionais com formação em jornalismo. no caso específico de locutores, apenas osprofissionais com formação em jornalismo podem redigir e comentar a notícia, em fun ção da legislação e regulamentação da profissão. portanto, os locutores sem formaçãoem jornalismo foram sendo gradualmente substituídos nos noticiários de rádio e tv. nocaso dos comentaristas esportivos, não é obrigatória a formação em jornalismo, sendofrequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. quando necessário tam bém se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas/aula ou de radialista em nível técnico e superior. varia de um a dois anos a experiênciaprofissional para os locutores e narradores de rádio e televisão, de quatro a cinco anospara o locutor publicitário de rádio e tv e mais de cinco para o comentarista e âncorade rádio e tv para o pleno desempenho das atividades.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. executam suas fun ções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor publicitário de

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar