CBO 2626-10

Músico arranjador


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Compõem e arranjam obras musicais, regem e dirigem grupos vocais, instrumentais oueventos musicais. estudam, pesquisam e ensinam música. editoram partituras, elabo ram textos e prestam consultoria na área musical.

Formação e Experiência

As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (con servatórios, ensino superior, etc) ou informal (estudo com profissionais de renome, porexemplo). o exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pes quisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. é comumatuarem concomitantemente no ensino. a grande maioria dos profissionais trabalhapor conta própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a cor pos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. o trabalho se desenvolveindividualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentosconstantes para exercê-lo. em algumas atividades, podem trabalhar sob condições es peciais como, por exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambien tes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar