CBO 2627-05

Músico intérprete cantor


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Interpretam músicas por meio de instrumentos ou voz, em público ou em estúdios degravação e para tanto aperfeiçoam e atualizam as qualidades técnicas de execução einterpretação, pesquisam e criam propostas no campo musical.

Formação e Experiência

O processo de formação dos músicos e intérpretes é bastante heterogêneo, podendoocorrer em conservatórios musicais, junto a professores especialistas ou em cursos denível superior em música, de forma isolada ou cumulativamente. há, também, profis sionais autodidatas, alguns dos quais se especializam no exercício das suas atividades,no mercado de trabalho.

Condições Gerais de Exercício

Dedicam-se à música erudita e popular e costumam exercer suas atividades organi zando-se em grupos sob formato de duos, trios, quartetos, bandas, coros, orquestras etambém individualmente, em carreiras solo. podem combinar essas duas modalidadesou se especializar em uma delas. a maioria trabalha como autônomo para empresas einstituições diversas, públicas ou privadas, apresentando seu trabalho nos mais varia dos ambientes e para os mais diversos públicos; apenas uma pequena parcela é em pregada, geralmente em corpos musicais estáveis, vinculados à esfera pública estaduale municipal ou a universidades. seus horários de trabalho costumam ser irregulares e,em algumas das suas atividades, alguns profissionais podem permanecer em posiçõesdesconfortáveis por longos períodos, trabalhar sob pressão e ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar