CBO 2711-05

Chefe de cozinha


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Criam e elaboram pratos e cardápios, atuando direta e indiretamente na preparaçãodos alimentos. gerenciam brigada de cozinha e planejam as rotinas de trabalho. po dem gerenciar, ainda, os estoques e atuar na capacitação de funcionários.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer ensino médio completo ou curso superior de tec nologia, podendo seguir cursos de especialização que variam de duzentas a quatrocen tas horas. os profissionais dessa família ocupacional costumam, por sua experiência,atingir a mais alta posição em sua estrutura de trabalho. o pleno desempenho dasatividades ocorre entre três ou quatro anos de exercício profissional, para o chefe decozinha. já os tecnólogos em gastronomia não necessitam de nenhuma experiênciaprofissional prévia para exercer suas atividades.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham predominantemente em restaurantes, concessionárias de alimentação e emresidências. trabalham individualmente ou em equipe, sob supervisão ocasional, emambiente fechado, em horários diurno e noturno, por vezes irregulares.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar