CBO 3111-10

Técnico de celulose e papel

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Executam ensaios físico-químicos, participam do desenvolvimento de produtos e processos,da definição ou reestruturação das instalações industriais; supervisionam operação de pro cessos químicos e operações unitárias de laboratório e de produção, operam máquinas e/ouequipamentos e instalações produtivas, em conformidade com as normas de qualidade, deboas práticas de manufatura, de biossegurança e controle do meio ambiente. interpretammanuais, elaboram documentação técnica rotineira e de registros legais. podem ministrarprogramas de ações educativas e prestar assistência técnica.todas as atividades são desen volvidas conforme os limites de responsabilidade técnica previstos em lei.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se formação técnica profissionalizante de nívelmédio em habilitações como técnico em química, técnico em celulose e papel, técnicoquímico em curtimento e couro e outros cursos afins, com núcleo formativo em quími ca e registro profissional no conselho competente. a formação generalista é mescladacom um enfoque especialista no qual o técnico se especializa no processo em que atua.requer-se raciocínio sintético e analítico com competência para intervenções rápidas eapropriadas para o seu dia-a-dia no trabalho, principalmente em situações de risco. aatuação como técnico titular demanda, pelo menos, um ano de experiência na área.

Condições Gerais de Exercício

Os técnicos químicos são empregados assalariados, com carteira assinada, que traba lham em indústrias químicas, petroquímicas, de açúcar e álcool, fármacos, alimentos,bebidas, papel e celulose, fertilizantes, tintas e vernizes, cosméticos e perfumes, mate riais de construção, plásticos, refratários e cerâmicos. o trabalho é realizado em equipee recebem supervisão ocasional. algumas das atividades exercidas por estes profissio nais podem estar sujeitas a ruídos, poeira, gases, vapores e material tóxico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar