CBO 3114-10

Técnico em plástico


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Projetam, planejam, supervisionam, controlam e executam processos de fabricaçãode produtos de plástico e de borracha. acompanham sistemas de produção, projetamferramentas e dispositivos. realizam ensaios físico-químicos em laboratórios. atendemclientes; orientam, apoiam e acompanham tecnicamente os fornecedores. definem ma térias-primas, utilizam instrumentos de medição e recursos de informática. interpretamnormas e procedimentos integrados ao sistema de qualidade e gestão ambiental.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação técnica de nível médioespecífico na área de borracha e/ou plástico. esses trabalhadores são bastante requi sitados para auxiliar profissionais de nível superior, na criação e desenvolvimento deprodutos e no dimensionamento das necessidades de instalação de plantas industriais.o desempenho como técnico titular ocorre normalmente entre três a quatro anos deexperiência na área.

Condições Gerais de Exercício

Os trabalhadores atuam predominantemente em indústrias de fabricação de artigosde borracha e plástico, empresas de produtos têxteis, químicos e de fabricação demáquinas e equipamentos. podem, também, atuar em laboratórios de universidades einstitutos de pesquisa. normalmente se organizam por equipes ou times de produção,sob supervisão ocasional. trabalham em locais fechados por rodízio de turnos. frequen temente são expostos a altas temperaturas, ruídos intensos e materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar