CBO 3115-15

Técnico de utilidade (produção e distribuição de vapor, gases, óleos, combustíveis, energia)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Auxiliam profissionais de nível superior na implementação de projetos, gestão am biental e coordenação de equipes de trabalho; operam máquinas, equipamentos einstrumentos. coordenam processos de controle ambiental, utilidades, tratamento deefluentes e levantamentos meteorológicos. realizam análises físico-químicas e micro biológicas dos efluentes. monitoram a segurança no trabalho.

Formação e Experiência

Essas ocupações requerem formação técnica de nível médio completa nas áreas do meioambiente, saneamento e afins. o pleno exercício das atividades requer de um a dois anosde experiência. geralmente, trabalham sob supervisão de profissionais de nível superior.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na preservação da qualidade ambiental. trabalham em equipe, em laboratóriose em atividades de campo, vinculados à administração pública, indústrias, empresasde consultoria, estações meteorológicas e de tratamento. trabalham em ambientesfechados, a céu aberto ou em veículos nos horários diurnos e noturnos. muitas vezes,trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis ou expostos a ruídos, materialtóxico, radiação, altas temperaturas, frio intenso e umidade.consulte3111 - técnicos químicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar