CBO 3131

Técnicos em eletricidade e eletrotécnica

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam atividades do trabalho, elaboram estudos e projetos, participam no desenvol vimento de processos, realizam projetos, operam sistemas elétricos e executam manu tenção.atuam na área comercial, gerenciam e treinam pessoas, asseguram a qualidadede produtos e serviços e aplicam normas e procedimentos de segurança no trabalho.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médiocompleto, acrescida de curso de formação profissional em nível médio - curso técnicoem eletricidade, eletrotécnica ou área correlata. o desempenho pleno das funçõesocorre após um ano de experiência profissional.

Condições Gerais de Exercício

São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. tra balham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e, também, acéu aberto. atuam de forma presencial, em períodos diurnos e noturnos e em rodíziode turnos. no desenvolvimento de algumas atividades, podem trabalhar em posiçõesdesconfortáveis durante longos períodos e atuar sob pressão, levando-os à condiçãode estresse. os profissionais das ocupações eletrotécnico, eletrotécnico (produção deenergia) e técnico eletricista podem executar algumas atividades em grandes alturas e,também, na condição de trabalho subterrâneo e confinado. os profissionais das ocu pações técnico de manutenção elétrica de máquina e técnico de manutenção elétricapodem estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar