CBO 3135-05

Técnico em fotônica


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Aplicam a tecnologia da fotônica utilizando princípios de física, química e matemáticae sistemas básicos de óptica, identificando fontes de luz, detectores e ou sensores deluz; projetam sistemas em fotônica; desenvolvem protótipos; instalam produtos ousistemas fotônicos; realizam medições e manutenções em equipamentos fotônicos. tra balham em conformidade com normas e padrões técnicos, de segurança, de gestão daqualidade e do meio ambiente. documentam atividades e procedimentos.

Formação e Experiência

Os trabalhadores dessa família ocupacional são técnicos profissionalizantes de váriasáreas que se especializam em fotônica. na fotônica, o conhecimento da aplicação écrítico. portanto, ela pode ser uma área de especialização cujo exercício pleno dasatividades demanda três a quatro anos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

Esses trabalhadores atuam em áreas ligadas à fabricação de material eletrônico e deaparelhos e equipamentos de comunicação, campos especializados, como defesa, se gurança pública, indústria aeroespacial, comunicações, medicina, meio ambiente, ener gia, transportes, manufaturas com fotônica (e.g. equipamentos a laser, fibras óticas),testes e análises, computadores. são empregados com carteira, trabalham de formaindividual, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. even tualmente, são expostos a materiais tóxicos e à luz.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar