CBO 3181-05

Desenhista técnico (arquitetura)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Elaboram desenhos de arquitetura e engenharia civil utilizando softwares específicospara desenho técnico, assim como podem executar plantas, desenhos e detalhamentosde instalações hidrossanitárias e elétricas e desenhos cartográficos; coletam e proces sam dados e planejam o trabalho para a elaboração do projeto como, por exemplo,interpretar projetos existentes, calcular e definir custos do desenho, analisar croquie aplicar normas de saúde ocupacional e normas técnicas ligadas à construção civil,podendo atualizar o desenho de acordo com a legislação.

Formação e Experiência

Esse emprego/ocupação requer para o seu exercício o ensino fundamental completo, cursobásico de qualificação de duzentas a quatrocentas horas/aula e experiência profissional deum a dois anos. é necessário o domínio de aplicativos como o cad - computer aided design(desenho auxiliado por computador). a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupa cional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes aserem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação dasleis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Esses trabalhadores atuam em atividades econômicas como construção civil, captação,purificação e destribuição de água, administração pública, serviços de utilidade pública,tais como produção e distribuição de eletricidade, gás e água. são encontrados comoempregados com carteira assinada ou como autônomos, sempre de forma individual,com supervisão permanente. trabalham em período diurno, em local fechado, comexceção do desenhista técnico de cartografia, que também trabalha a céu aberto.consulte3182 - desenhistas técnicos da mecânica.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar