CBO 3184-30

Desenhista técnico de embalagens, maquetes e leiautes


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Interpretam solicitações de desenhos; elaboram desenhos de produtos ou serviços;submetem desenhos à aprovação. dão acabamento final em desenhos; indicam carac terísticas de materiais e acabamentos em desenhos; organizam e solicitam adequaçãoergonômica do posto de trabalho.

Formação e Experiência

Para ingressar nessas ocupações, é necessário que o profissional tenha concluído o ensi no médio, além de um curso profissionalizante básico de desenho de até duzentas horas/aula. o exercício das atividades só é alcançado, no mínimo, com um ano de experiência,posterior à qualificação. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional de manda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leisdo trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Esses profissionais atuam em vários ramos de atividade, tais como: artes gráficas, in dústria têxtil, fabricação de produtos de madeira, empresas de correio e telecomuni cações e outras. são empregados formais, com carteira assinada, que se organizamde forma individual ou em equipe, sob supervisão ocasional. trabalham em ambientesfechados, nos horários diurnos, noturnos ou por rodízio. algumas, das atividades exer cidas podem estar sujeitas à pressão, ruídos, radiação ou material tóxico.consulte3180 - desenhistas técnicos em geral.3181 - desenhistas técnicos da construção civil e arquitetura.3182 - desenhistas técnicos da mecânica.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar