CBO 3223

Técnicos em óptica e optometria

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam exames optométricos; confeccionam lentes; adaptam lentes de contato; mon tam óculos e aplicam próteses oculares. promovem educação em saúde visual; vendemprodutos e serviços ópticos e optométricos; gerenciam estabelecimentos. responsabi lizam-se tecnicamente por laboratórios ópticos, estabelecimentos ópticos básicos ouplenos e centros de adaptação de lentes de contato. podem emitir laudos e pareceresópticos-optométricos.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio, oferecido por instituiçõesde formação profissional. o pleno desempenho das atividades profissionais se dá após operíodo de três a quatro anos de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendi zes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidaçãodas leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Exercem suas funções em laboratórios ópticos, em estabelecimentos ópticos básicos eplenos, em centros de adaptação de lentes de contato, podendo, ainda, atuar no ramode vendas e em atividades educativas na esfera da saúde pública. são contratados nacondição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada e, também, na condiçãode empregador.atuam de forma individual e em equipe, sem supervisão, em ambientesfechados e também em veículos, no período diurno.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar