CBO 3226-05

Técnico de imobilização ortopédica


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Confeccionam e retiram aparelhos gessados, talas gessadas (goteiras, calhas) e en faixamentos com uso de material convencional e sintético (resina de fibra de vidro).executam imobilizações com uso de esparadrapo e talas digitais (imobilizações paraos dedos). preparam e executam trações cutâneas, auxiliam o médico ortopedista nainstalação de trações esqueléticas e nas manobras de redução manual. podem prepararsala para pequenos procedimentos fora do centro cirúrgico, como pequenas suturas eanestesia local para manobras de redução manual, punções e infiltrações. comunicam se oralmente e por escrito, com os usuários e profissionais de saúde.

Formação e Experiência

O exercício da ocupação requer ensino de nível médio, mais curso de profissionaliza ção de duzentas a quatrocentas horas/aula. em geral, esses profissionais apresentamlongo aprendizado no próprio emprego. a exigência de escolaridade ocorre paraaqueles que estiverem ingressando no mercado e sem experiência anterior com provada, que pode variar de um a dois anos. a formação profissional específicapara técnico em imobilização ortopédica é recente. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos noart. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em hospitais, postos de saúde, clínicas e empresas ligadas à saúde e ouserviço social. trabalham individualmente com as a equipes médicas, com supervisãopermanente de médicos. são assalariados, com carteira assinada, que trabalham emhorários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. em algumas vezes, são expostos amaterial tóxico e ruído intenso, dependendo da atividade exercida.esta família não compreende3222 - técnicos e auxiliares de enfermagem.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar