CBO 3242-20

Técnico em hemoterapia


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Coletam, recebem e distribuem material biológico de pacientes. preparam amostrasdo material biológico e realizam exames conforme protocolo. operam equipamentosanalíticos e de suporte. executam, checam, calibram e fazem manutenção corretivados equipamentos. administram e organizam o local de trabalho. trabalham conformenormas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança. mobi lizam capacidades de comunicação oral e escrita para efetuar registros, dialogar com aequipe de trabalho e orientar os pacientes quanto à coleta do material biológico.

Formação e Experiência

Para a ocupação de técnico requer-se curso técnico em patologia clínica, em nívelmédio, oferecido por instituições de formação profissional e escolas técnicas. para oauxiliar técnico em patologia clínica, o requisito mínimo é ensino fundamental com pleto, podendo ser exercida por aqueles que cumpriram parcialmente a habilitaçãotécnica. o pleno desempenho das atividades requer experiência inferior a um ano. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em laboratórios clínicos, em hospitais e em serviços de saúde pública. sãoempregados assalariados, com carteira assinada, que trabalham em ambientes fecha dos, por rodízio de turnos. via de regra, trabalham individualmente com supervisão deprofissionais de nível superior, tais como bioquímicos. podem permanecer em posiçõesdesconfortáveis, por longos períodos. em algumas das atividades exercidas sofrem ex posição a material tóxico, radiação, altas temperaturas e risco biológico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar