CBO 3321-05

Professor leigo no ensino fundamental


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Dão aulas em escolas de zonas rurais e de regiões remotas do país; ensinam aler, escrever e calcular; preparam aulas, material didático e planejam o ano letivo.avaliam alunos e supervisionam suas atividades. realizam procedimentos admi nistrativos. no desenvolvimento das atividades, comunicam-se com os alunos, pais,equipe escolar e comunidade.

Formação e Experiência

A maioria dos professores leigos tem até a quarta série do ensino fundamental. parao exercício profissional requer-se que se matriculem no programa de formação de pro fessores em exercício (proformação) para obter formação equivalente ao magistério. ocurso baseia-se no ensino a distância e tem duração de dois anos, com fases presen ciais e a distância, e com orientação de um tutor.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na área de ensino como professores de classes multisseriadas ou unisse riadas de zonas rurais e regiões remotas do país. podem fazer acompanhamento eorientação familiar. são empregados geralmente por meio de contratos temporários ,com supervisão permanente. trabalham de forma individual, em ambiente fechado eem horário diurno. têm condições de trabalho precárias, convivendo com a falta derecursos e de infraestrutura.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar