CBO 3413

Técnicos marítimos e fluviários de máquinas

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Conduzem motores de embarcações; operam equipamentos da seção de máquinas;realizam manutenção em equipamentos; carregam e descarregam embarcações. re gistram dados e coordenam serviços da seção de máquinas; controlam materiais deconsumo e sobressalentes e executam serviços de conservação da seção de máquinas.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino fundamentalconcluído, acrescida de cursos básicos de qualificação. o pleno exercício das funçõesocorre após o período de cinco anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessa família ocupacional exercem suas funções em empresas de na vegação e de transporte aquaviário e são contratados na condição de trabalhadoresassalariados, com carteira assinada. organizam-se em equipes de trabalho; desenvol vem as atividades com supervisão permanente, em ambientes fechados e em horáriosirregulares e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos.exercem as atividades na condição de trabalho confinado em embarcações, em regimeespecial de trabalho e descanso remunerado. podem estar sujeitos a estresse devidoà pressão requerida pelo trabalho, e podem estar sujeitos à ação de materiais tóxicos,ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar