CBO 3518

Agentes de investigação e identificação

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Investigam crimes; elaboram perícias de objetos, documentos e locais de crime; plane jam investigações; efetuam prisões, cumprindo determinação judicial ou em flagran te delito; identificam pessoas e cadáveres, coletando impressões digitais, palmares eplantares. atuam na prevenção de crimes; gerenciam crises, socorrendo vítimas, in termediando negociações e resgatando reféns; organizam registros papiloscópicos ecustodiam presos. registram informações em laudos, boletins e relatórios; colhem de poimentos e prestam testemunho.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e formação pro fissional de duzentas a quatrocentas horas/aula (investigadores policiais) e mais dequatrocentas horas/aula (detetives profissionais). os papiloscopistas são qualificadosem cursos especilizados, com mais de quatrocentas horas/aula, ministrados pelas aca demias de polícia. requer-se escolaridade de nível superior para os papiloscopistasda polícia federal. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandaformação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contra tados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis dotrabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Investigadores de polícia e papiloscopistas policiais trabalham em órgãos da adminis tração pública, de segurança e defesa, como estatutários. os detetives profissionaisatuam em empresas de serviços pessoais ou por conta própria. o trabalho dessasocupações, geralmente, é realizado em equipe, sob supervisão ocasional. os profissio nais trabalham em locais fechados, abertos ou em veículos, em horários irregulares evariados, com ou sem rodízio de turnos. podem estar sujeitos a situações de pressão, àexposição de material tóxico e risco de morte.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar