CBO 3523-15

Agente fiscal metrológico

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Fiscalizam instrumentos de medição, medidas materializadas, produtos, marcas deconformidade e serviços, conforme legislação. verificam instrumentos e medidas mate rializadas; realizam testes, análises e calibrações. registram o processo de fiscalização,verificação e calibração; supervisionam atividades metrológicas; orientam o público;formam recursos humanos na área de metrologia.

Formação e Experiência

O exercício profissional dessas ocupações requer curso técnico em metrologia (nívelmédio), curso técnico na área têxtil ou outra área de fiscalização, seguido de especia lização de duzentas a quatrocentas horas/aula. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nestafamília ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do númerode aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em órgãos de fiscalização metrológica, como os institutos de pesos emedidas. são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam emequipe, sob supervisão permanente. o local de trabalho pode ser fechado, abertoou em veículos. trabalham em horários diurnos e irregulares. podem permanecer emposições desconfortáveis por longos períodos, estar expostos a materiais tóxicos e,eventualmente, a explosivos. na fiscalização, estão sujeitos a pressões que podemdesencadear estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar