CBO 3524

Profissionais de direitos autorais e de avaliacão de produtos dos meios de comunicação

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preservam e protegem os direitos do cidadão, avaliando os produtos dos meios de co municação, sob os aspectos éticos, educativos e artísticos, podendo realizar sua classifi cação indicativa e qualitativa. preservam os direitos do autor, analisando, arrecadandoe distribuindo direitos autorais.

Formação e Experiência

O exercício das ocupações de avaliador e ouvidor (ombudsman) do meio de comuni cação requer formação universitária e experiência comprovada em avaliação de con teúdos. geralmente, trabalham em equipe interdisciplinar. as ocupações de direitosautorais requerem formação de nível médio. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta fa mília ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do númerode aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

As ocupações de avaliador e de ouvidor (ombudsman) do meio de comunicação sãoexercidas por funcionários das empresas que veiculam o conteúdo da comunicação,como, por exemplo, os conteúdos de um canal de televisão de sinal aberto. os agentese técnicos em direitos autorais atuam na fiscalização, cobrança e aplicação de multas,em locais onde se tocam músicas, como estações de rádio, teatro, casa noturna, etc.estão expostos a grupos de pressão.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar