CBO 3544-15

Avaliador de bens móveis


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Captam, avaliam, oficializam, divulgam, administram e organizam leilões de bens mó veis e imóveis, novos ou usados e semoventes. emitem pareceres técnicos e comerciaissobre os bens a serem leiloados ou comercializados.

Formação e Experiência

O exercício profissional é aberto a brasileiros, maiores de vinte e cinco anos que cum pram exigências de legislação específica. os trabalhadores que exercem essas ocu pações possuem escolaridade variada. em geral, complementam sua formação comcursos cuja duração variam entre duzentas e quatrocentas horas. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Prestam serviços a pessoas, instituições públicas e privadas. atuam em atividades imo biliárias, de extração de minerais, empresariais e artísticas, podendo, os leilões, seremfeitos para indústrias, comércio ou serviços. trabalham em empresas ou por conta pró pria, em equipe e, ocasionalmente, com supervisão. o local de trabalho varia de am bientes fechados a céu aberto ou em veículos e os horários costumam ser irregulares.podem trabalhar em posições desconfortáveis por longos períodos e sob pressão. emalgumas situações, o avaliador de bens móveis é exposto a materiais tóxicos e à radia ção e o leiloeiro à agressão de pessoas durante leilão.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar