CBO 3547

Representantes comerciais autônomos

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Intermedeiam negócios mercantis para terceiros, utilizando mostruários, catálogos,panfletos e quaisquer outros meios ou instrumentos que possam facilitar as negocia ções com a clientela. planejam vendas, divulgam e demonstram produtos e serviços efinalizam vendas. acompanham clientes pós-venda; interagem com as demais áreas daempresa representada e participam de eventos.

Formação e Experiência

Para o exercício dessa ocupação requer-se escolaridade mínima de nível médio. emalguns tipos de atividade é requerido curso básico de até duzentas horas/aula. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Exercem suas funções, predominantemente, como representantes de empresas indus triais, comerciais e de serviços.atuam por conta própria e também como empregadores.trabalham de forma individual, em horários irregulares, sem supervisão, em ambientesfechados e também em veículos nos momentos que necessitam enfrentar o trânsito,cidade ou rodovia, para locomoção.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar