CBO 3548-25

Cerimonialista

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Montam e vendem pacotes de produtos e serviços turísticos e organizam eventossociais, culturais e técnico-científicos, entre outros. contratam serviços, planejameventos, promovem e reservam produtos e serviços turísticos e coordenam a realiza ção de eventos.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer no mínimo ensino médio completo acrescido decursos de qualificação profissional de curta duração. atualmente no mercado de tra balho há um grande número de profissionais de nível superior, com graduação tecno lógica, no exercício dessas ocupações. é desejável fluência em idiomas estrangeiros. opleno desempenho das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas de turismo, agências de viagens, serviços de hospedagem, servi ços culturais, organizadoras de eventos, dentre outras, como assalariados, com carteiraassinada ou como trabalhadores autônomos e até mesmo como empregadores. orga nizam-se em equipe de trabalho, trabalham sob supervisão, em ambiente fechado.recursos de trabalhocalculadora; guias aeroviários; guias e mapas turísticos; leitor de código de barras;radiocomunicador; recursos de informática; revistas especializadas; telefone, fax, ce lular; trena.participantes da descriçãoespecialistasangela maria péres silvacarlos henrique carvalho nevescarlos josé da silva olivrinodenise de morais bastos

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar