CBO 3731-25

Operador de transmissor de rádio


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam equipamentos de uma emissora de rádio; organizam e executam a programa ção da emissora; editam áudio (trilhas sonoras, músicas, vinhetas, comerciais, chama das promocionais e programas) e mixam aúdio. no exercício das atividades mobilizamcapacidades de administrar o tempo e de improvisar, além de capacidades comunicati vas para interagir com as equipes técnica, de programação e comercial.

Formação e Experiência

O exercício das ocupações requer formação contínua no interior de emissoras de rádio,para obtenção do conhecimento tácito vinculado ao conjunto de equipamentos a operar,em processo de constante mudança. o desempenho pleno das atividades ocorre comexperiência de um a dois anos, exceto para o operador de gravação, que demanda três aquatro anos. a escolaridade requerida varia de ensino fundamental à formação técnicade ensino médio, dependendo do grau de complexidade dos equipamentos operados.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissio nal para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabe lecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em estações de rádio, empresas de edição, impressão e reprodução de gravações,estabelecimentos de ensino e em atividades recreativas, culturais e desportivas. trabalhama céu aberto, em ambientes fechados ou em veículos, nos horários diurnos ou em rodíziode turnos. são empregados assalariados, com carteira assinada, que trabalham individual mente ou em equipe, sob supervisão permanente. algumas das atividades exercidas estãosujeitas a ruídos,à pressão de tempo e à radiação que podem conduzir ao estresse.consulte3721 - captadores de imagens em movimento.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar