CBO 3732-20

Supervisor técnico operacional de sistemas de televisão e produtoras de vídeo


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Coordenam atividades de operação de sistemas de televisão e produtoras de vídeo, nasfases de planejamento e execução, gerenciando recursos humanos, financeiros e usodos equipamentos. produzem eventos externos, manipulam áudio e vídeo; dirigem e

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio na área de rádioe televisão. o desempenho pleno das atividades ocorre com mais de cinco anos deexperiência (supervisor técnico), após três ou quatro anos (técnico em operação deequipamento de exibição de tv e técnico em equipamentos de transmissão-recepçãode tv), após um ou dois anos (técnico em operação de equipamento de produção paratv e produtora de vídeo). a complementação da formação técnica ocorre na própriaemissora ou empresa, visto que há um estreito relacionamento entre a operação e otipo de tecnologia dos equipamentos. nas grandes emissoras há um grau de especiali zação mais acentuado que nas emissoras menores.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em emissoras de televisão e produtoras de vídeo, em empresas de edi ção, impressão e reprodução de gravações ou em atividades recreativas, culturais edesportivas. o horário de trabalho é irregular ou, ainda, em rodízio de turnos. podemtrabalhar internamente, nas emissoras, a céu aberto ou em veículos. em algumas dasatividades permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos. podemestar expostos a grandes alturas, ruídos, material tóxico e radiação. são trabalhadoresassalariados, com carteira assinada, trabalhando individualmente ou em equipe, sobsupervisão ocasional.consulte3721 - captadores de imagens em movimento.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar